terça-feira, 27 de maio de 2008

Em manutenção.

Tô relendo minha lida, minha alma, meus amores.
Tô revendo minha vida, minha luta, meus valores.
Refazendo minhas forças, minha fonte, meus favores.
Tô regando minhas folhas, minhas faces, minhas flores.
Tô limpando minha casa, minha cama, meu quartinho.
Tô soprando minha brasa, minha brisa, meu anjinho.
Tô bebendo minhas culpas, meu veneno, meu vinho.
Escrevendo minhas cartas, meu começo, meu caminho.
Estou podando meu jardim.
Estou cuidando de mim.

(Vander Lee_-_Meu Jardim)

Não sei se você é assim, mas às vezes eu canso. De tudo. Do que faço e do que planejo, do que ouço, e principalmente do que falo. Nota mental: falar demais é sempre um problema.
Então, aconteceu isso. Não perca seu tempo se esforçando pra entender uma coisa que não vou nem tentar explicar.
Acho que não é o fim (ainda). É só uma pausa.
Obrigada pela visita.
Até logo, então!




terça-feira, 20 de maio de 2008

Só por hoje.

Talvez eu esteja me perguntando, neste momento, afinal de contas, o que é que me enfraqueceu, o que tirou minhas energias. Se pensar um pouco – e com sabedoria – perceberei que este "algo" fui exatamente eu.
Neste específico momento da minha vida, as coisas pararam de fluir como deveriam e não há reconhecimento dos outros em relação mim. Muitas coisas podem estar associadas: eu topei participar de algo e então descobri que a idéia não foi nada boa; posso ter iniciado um relacionamento, mas não sinto que a outra pessoa me reconhece ou valoriza como deveria. O que fica claro aqui, é que estou aceitando me desvirtuar dos meus próprios valores apenas para manter algo que não se sustenta.

Ok, já admiti.


Para acabar com um problema, você tem que perceber que ele existe. E entender que precisa se livrar dele. Depois, é necessário querer se ver livre. Aí precisa de disciplina, paciência e muita força, pra não se prender ainda mais ao que lhe faz mal. Isso leva tempo, e geralmente dói. Mas o sofrimento é importante, é ele que vai fazer você lembrar o quanto é ruim permanecer naquela situação. E isso deve ser um exercício diário. Para o seu próprio bem.



terça-feira, 13 de maio de 2008

Não tem jeito

Eu sou detalhista. Virginianamente insuportável, vejo erros nas placas, e a linha soltando na roupa, percebo onde o desenho está borrado, a pedrinha que falta no brinco, e só de passar a vista num texto, já percebo erros de digitação ou de português...
Mas isso não é tudo. O grande problema está na irritação que esses erros me causam. Uma vez percebidos, eles passam a chamar mais a minha atenção do que todo o resto. Não adianta o esmalte estar lindo, se tem uma bolinha na ponta unha do dedo mindinho. O olho só vai lá. No arranhãozinho do carro, na mancha da blusa, na etiqueta aparecendo, no que está fora do lugar. É horrível, isso.
Em algumas situações isso é de grande utilidade, mas às vezes pedem opinião sobre um texto, por exemplo, e quando eu digo: "tá ótimo, mas vc digitou 'memso' em vez de 'mesmo", parece que estou procurando um defeito só pra criticar. Mas eu não procuro, eles que me acham, juro. E logicamente o texto não perde o valor por causa de duas letras trocadas, eu é que perco a atenção no resto das palavras...
E quanto mais eu tento deixar de ser assim, mais sou obrigada a acreditar em horóscopo. Não consigo mudar. A culpa só pode ser do signo.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Do ponto.

Às seis horas da manhã de um sábado a rua é quase vazia. Vez ou outra passa um carro, ou um catador de papelão, mas nada que atrapalhe o silêncio. O vento é friozinho, delicado, fazendo as copas das árvores balançarem tão gostosamente que nem dá pra descrever. O sol, que ainda não queima, se mostra aos poucos e faz a água do rio brilhar.
Ah, o rio... lá está ele todos os dias, tão comum que ninguém nem nota sua grandeza. Todo mundo está sempre pensando em outra coisa quando passa pela avenida à sua margem. Quando se está no trânsito, tanto faz um rio como um monte de prédios, ou um muro, ninguém presta atenção mesmo. Mas quando se espera um ônibus às seis da manhã de um sábado, você não tem outra alternativa. É preciso olhar para aquela água lisinha como um espelho, refletindo as nuvens muito brancas de um céu deliciosamente azul. Poder perceber tudo isso é muito bom. É ter a oportunidade de agradecer pela existência, simplesmente. Sem lembrar que é sábado, sem mau humor, sem se importar com o sonho que foi interrompido pelo alarme, sem inveja de quem continua dormindo confortavelmente...
E lá do outro lado, tudo muito verde, e uma casinha branca, perdida lá no meio. Quem será que mora lá? Seja quem for, é alguém menos privilegiado que eu, porque a vista do lado de cá é bem mais bonita.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Raça, Amor e Paixão

Ronaldo saiu com travestis. A imprensa comemora, é pauta pra um bom tempo, já que o caso Isabella está rendendo menos, e a dengue já nem é novidade. Ontem, a expectativa era pela entrevista do jogador no Fantástico, a capa da Veja traz Ronaldo, os programas da RedeTV! só falam nisso. Tá, tudo bem, as referências que eu dei não são exatamente as melhores, mas a semana passada foi dedicada ao fenômeno. É falta de assunto, né? Só pode ser.
Se não me engano, Ronaldo é jogador de futebol, e o salário que recebe é pra fazer gol. Fim. Se ele sai com garotas de programa, travestis ou alienígenas, o problema é todo dele.
E lá vai a assessoria de imprensa do moço deixar bem claro que ele está arrependido e envergonhado por ter procurado um programa, já que ele tem namorada. Ou tinha. Ele teve que dizer que não sabia que eram travestis, mesmo com a cara de zagueiro que elas têm. E que foi um erro horrível ter procurado garotas de programa. Porque o Brasil é mesmo o país da moral e dos bons costumes.
Nenhum homem brasileiro trai, e as prostitutas sobrevivem graças aos rapazes solteiros, apenas. E ninguém deve sair com travestis também. As que vejo aqui nas esquinas não têm clientes, elas ficam a noite inteira admirando o movimento da avenida, e só entram nos carros porque os caras são gentis e oferecem carona.

Certamente Ronaldo é o único famoso a cair na esbórnia. Por isso, deve ter os contratos suspensos e perder o título que tem no Unicef. Ah, e queimar no fogo do inferno, porque celebridades devem servir de exemplo, e desde o domingo passado os admiradores de Ronaldo estão procurando garotas de programa desesperadamente. Sério, às vezes me dá preguiça de saber dessas coisas.
Quando o contrato com o Milan acabar, e ele for liberado pelos fisioterapeutas, podem esperar mais uma enxurrada de notícias sobre a volta triunfante do futebol-arte de Ronaldo, o guerreiro. Superou lesões, sobrepeso e tentativas de extorsão, pra voltar a jogar bonito, flamenguista que é, com raça, amor monogâmico e paixão heterossexual, claro.