terça-feira, 3 de março de 2009

Accept the Good

Numa das minhas muitas madrugadas de insônia, procurando uma coisa qualquer na televisão, que não as jóias do Medalhão Persa, os lençóis caros do Shoptime e as mil opções de programas evangélicos, acabei pegando um filme do início (coisa rara). "As coisas que perdemos pelo caminho". Pelo nome, já imaginei o nível do drama, estilo telefilmes, mas era o que eu tinha de melhor naquele momento, então, paciência. Halle Berry, David Duchovny, e Benicio Del Toro no elenco. Ok, se o filme não prestasse, com certeza valeria por Del Toro, que eu adoro. Não vou comentar nada sobre o filme, se quiser saber mais a respeito, tá aí o Google. Vou falar sobre uma frase dita algumas vezes nele: accept the good. Simples. Mas por que às vezes é tão difícil aceitar as coisas boas? De onde vem essa resistência às felicidade que insiste em aparecer de vez em quando? Eu conheço gente que se ofende com presentes e gestos de carinho. E quantas vezes você já fez um elogio a alguém e a resposta foi uma negativa do que você acabou de dizer? "Como você está bonito hoje!", resposta: "Que nada, com essa cara de cansaço??", sem contar com os que tiram de si os próprios méritos e fazem de tudo uma obra do acaso. "Mas que excelente trabalho você fez!", resposta: "Pois é, dei sorte". E alguém já desconfiou que um gesto de carinho seu era pra pedir algo em troca? E você mesmo já não fez nada disso?
De onde vem essa mania chata de não saber lidar com as coisas boas? É insegurança? Medo de parecer arrogante por aceitar o reconhecimento das próprias virtudes? Precisamos entender que as coisas boas nos fazem bem. Talvez com a redundância seja mais fácil entender.

Um comentário:

Carol disse...

Mi Discurpe, mas eu tenho que explicar tudo pela Psicologia. Para as pessoas q não sabem, o nome dessa fiura se chama Síndrome de Estoucomo. A pessoa nunca está como quer, entonces aparece essa doença braba.
Para curar a pessoa tem que fazer o seguinte:
3 ovos, 1 língua de porco, farinha, leite, mostarda, mijo de rato, pimenta gota e orégano. Bate tudo no liquidificador. Depois dessa experiência tudo que aparecer é massa. Tem que dar issos pros emos