quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Helicobacter pylori

Uma bactéria que está relacionada à gastrite, à úlcera, blá blá blá, e um belo dia resolveu que meu estômago era um bom lugar pra morar. Apesar de nunca ter sentido grandes desconfortos, o médico mandou tratar, porque a endoscopia mostrou que lá estava uma bela gastrite por causa da danada da bactéria. Tá bom, vamos tratar, então. Dois remedinhos, coisa simples, pensei. Pensei errado. Primeiro, que são remédios caros, e tá aí uma coisa que me dói a alma é gastar dinheiro com remédio! Tudo bem que só tive que pagar por um, já que um amigo fez a gentileza de me dar amostras suficientes do outro, mas mesmo assim, fiquei com o bolso bem mais leve. Aí vem a primeira etapa do tratamento. Uma batelada de comprimidos, oito por dia, metade pela manhã, metade à noite, cada um maior que o outro, durante sete dias. Segunda fase, mais seis semanas tomando um comprimido em jejum. Caro e longo, o tratamento, mas vamos em frente. O médico havia me advertido que talvez eu sentisse um pouco de tontura ou ficasse sentindo um gosto estranho de vez em quando. Ok, nem todo mundo sente os efeitos colaterais, coisa e tal, comecei a via crucis contra a tal H. pylori. O termo "tontura" foi usado com muita generosidade, porque agora meu mundo roda mais que o de qualquer pessoa, estou parada e de repente as coisas começam a se mexer, me sinto como Cinderela entre baldes, vassouras e móveis dançantes. E o "gosto estranho" foi um simpático eufemismo pra "amargo que só o cabrunco", tudo fica muito, mas muito amargo, tipo Buscopan solução. Já tomou? Então, é mais ou menos aquilo ali. Espero que parem por aí esses belos sintomas, porque a bula ainda diz que podem haver vários outros. E tomara que ela esteja sofrendo bem mais que eu, claro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, li esse seu comentário... vou começar o meu tratamento contra o h pylori e estou com muito medo porque faz 20 dias que estou com esses sintomas e nem comecei o tratamento.

Reforma do passat disse...

e ai moça sarou da bactéria?